Fotômetro Portátil para Determinação do Valor de Peróxido em Azeite HI83730-02 Fotômetro Portátil para Determinação do Valor de Peróxido em Azeite HI83730-02

Informações do Produto

Código: 39029

O fotômetro portátil HI83730 para a determinação do valor de peróxidos em azeites e óleo comestíveis combina precisão e facilidade de uso em um design ergonômico e portátil. Um usuário pode determinar com precisão o valor de peróxido do azeite de oliva dentro de uma faixa de 0,0 a 25,0 meq O2/kg usando os reagentes prontos HI83730-20.

Cronômetro integrado
Desligamento Automático
Reagentes prontos

O fotômetro portátil HI83730 é para a determinação do valor de peróxido em azeites e óleos comestíveis. Os fotômetros portáteis da Hanna apresentam um sistema óptico avançado; a combinação de uma lâmpada especial de tungstênio, um filtro de interferência de banda estreita e fotodetector de silício garantem leituras fotométricas precisas todas as vezes. O exclusivo sistema de travamento da cubeta garante que a cubeta seja inserida na célula de medição na mesma posição todas as vezes para manter um comprimento de caminho consistente.

Principais Características
Cronômetro integrado – Exibição do tempo restante antes de uma medição ser feita. Garante que todas as leituras sejam feitas nos intervalos de reação apropriados para o teste que está sendo executado.
Tecla zero – Um simples pressionamento da tecla zero na face do medidor levará em conta a cor e as imperfeições na amostra de óleo antes da adição do reagente.
Desligamento automático – Desligamento automático após 15 minutos sem uso quando o medidor está no modo de medição. Evita o desperdício de baterias no caso de o medidor ser acidentalmente deixado ligado.
Indicador de status da bateria – Indica a quantidade de bateria restante.
Mensagens de erro – Mensagens no visor alertando sobre problemas, incluindo ausência de luz, amostra invertida e fora do intervalo.
Unidades de medida – a unidade de medida apropriada é exibida junto com a leitura.

Uso Pretendido
Com o tempo, os óleos comestíveis podem se degradar e estragar. A principal causa da degradação do óleo comestível é a oxidação; conforme ocorre a oxidação do óleo, os sabores e odores podem mudar, resultando em um produto indesejável para os consumidores. Os ácidos graxos insaturados encontrados nos óleos reagem com o oxigênio, criando peróxido como um subproduto indesejado. Esta reação de oxidação é mais provável de ocorrer sob certas condições, incluindo exposição à luz, presença de íons metálicos, introdução de oxigênio ou quando as temperaturas de armazenamento não são mantidas. A fim de determinar a qualidade do óleo e o início da oxidação, o valor do peróxido é determinado. O valor de peróxido é definido como a quantidade de oxigênio peróxido por quilograma de óleo, que é relatado em unidades de miliequivalentes ou meq. Um valor de peróxido mais baixo indica óleo comestível de qualidade superior.

Método
O HI83730 fotômetro portátil para a determinação de valor de peróxido em azeites e óleos comestíveis usa uma adaptação do método EC 2568/91 e as seguintes alterações para medir os valores de peróxido de menos de 25,0 meq O2/kg. Quando o reagente é adicionado a uma amostra contendo peróxidos, a amostra ficará com uma tonalidade amarela; quanto maior a concentração, mais profunda é a cor. A mudança de cor associada é então analisada colorimetricamente de acordo com a Lei de Beer-Lambert. Este princípio afirma que a luz é absorvida por uma cor complementar e a radiação emitida depende da concentração. Para a determinação do valor de peróxido, um filtro de interferência de banda estreita em 466 nm (azul) permite que apenas a luz azul seja detectada pelo fotodetector de silício e omite todas as outras luzes visíveis emitidas pela lâmpada de tungstênio. À medida que a mudança na cor da amostra reagida aumenta, a absorbância do comprimento de onda específico da luz também aumenta, enquanto a transmitância diminui.

Mais produtos