Custo de produção de leite cai pelo terceiro mês consecutivo

05-08-2022 11:16:35 Por: CILeite. Foto:

Custo de produção de leite cai pelo terceiro mês consecutivo
Pelo terceiro mês consecutivo os custos de produção de leite caíram. No mês de julho o recuo foi de -0,8%. O trimestre maio –julho acumula -4,7% de variação nos custos. No mês de julho a maior queda de preços veio do grupo Energia e combustível, motivada pela retração do preço dos combustíveis, mais especificamente a gasolina, que teve retração de preços de 20%, resultado da dupla ação: desoneração de tributos no varejo e redução de preços nas refinarias. A produção de volumosos também apresentou retração, enquanto que os demais grupos de custos mantiveram-se estáveis ou apresentaram variações restritas.

Nestes primeiros sete meses de 2022 a variação de custos, medida pelo iCPLeite/Embrapa, acumulou 1,2%, revertendo a expectativa altista que se tinha no início do ano. No acumulado de doze meses a inflação de custos de produção deixou o patamar de dois dígitos, que vinha ocorrendo nos últimos meses, e caiu para 9,1%, no período de agosto/2021 a julho/2022.

Queda de preço da gasolina impactou custos de produção - O fato novo no mês de julho foi a redução de custos originada pelo grupo Energia e combustível, que atingiu -5,2%, resultante da redução de ICMS incidente sobre a gasolina, bem como a redução de preços pela Petrobrás, no valor comercializado com os postos de gasolina.

O grupo Volumosos também apresentou expressivo impacto de -4,2%. Dado o seu peso relativo ser elevado, foi este o principal impacto na deflação deste mês. Todavia, apesar de preços de herbicida e fertilizantes terem apresentado queda novamente este mês, o que realmente impactou neste grupo foram gasolina e álcool usados no processo de produção.

Os grupos Mão-de-obra e Qualidade do leite não apresentaram variação de custos em julho, enquanto que os grupos Minerais e Sanidade e reprodução não apresentaram variação significativa. O grupo Concentrado, que registra a variação de preços das rações, apresentou variação positiva de 1,0.

Nos sete primeiros meses do ano, o ICPLeite/Embrapa acumulou uma inflação de custos de 1,2%, mostrando uma significativa reversão de expectativas. O grupo Mão de obra atingiu variação de 17,6%, seguido pelos grupos Minerais, que apresentou uma inflação acumulada de 12,3% no período. O grupo Sanidade e reprodução registrou o acumulado de 7,1% em doze meses, seguido do grupo Qualidade do leite, que foi de 1,2%, valor bem próximo ao 1,1% apresentado pelo grupo Volumosos.

Os destaques em deflação foram os grupos Concentrado e Energia e combustível. Respectivamente, foram -5,5% e -17,8%. O grupo Concentrado foi o responsável principal pela retração de custos no trimestre formado pelos meses maio, junho e julho. Os resultados acumulados ao longo de 2022, obtidos para cada grupo de custos que compõem o ICPLeite/Embrapa.
 
A inflação acumulada no período de doze meses ainda manteve trajetória descendente verificada em meses anteriores. Numa comparação com julho/2021, o ICPLeite/Embrapa registrou uma inflação de 9,1%. Neste período de doze meses o custo do grupo Minerais, cresceu 39,0%, seguido de perto pelo grupo Volumosos, com 27,3% de variação acumulada. O grupo Mão de obra apresentou variação positiva, contribuindo para elevar os custos de inflação. O grupo Sanidade e reprodução registrou crescimento de 8,1%, enquanto que três grupos registraram deflação no acumulado de doze meses. São eles: Qualidade do leite (-0,4%), Concentrado (-2,8%) e Energia e combustível (-3,7%).