Chuvas beneficia o desenvolvimento das pastagens no RS

28-10-2022 10:37:26 Por: Emater-RS. Foto: Alcides Okubo Filho/Embrapa

Chuvas beneficia o desenvolvimento das pastagens no RS
A ocorrência de chuvas, trazendo novamente umidade aos solos, beneficiou o desenvolvimento das pastagens, porém a oferta ainda é restrita, considerando a demanda dos rebanhos leiteiros. Com as chuvas, ressurgem os problemas relacionados ao acúmulo de barro no entorno das instalações, o que, além de causar desconforto aos animais, aumenta diretamente a ocorrência de mastites e as chances de contaminação do leite no momento da ordenha.

O mercado do leite segue instável, com novos registros de queda nos preços pagos pelo litro do leite aos produtores, o que vem reduzindo a rentabilidade da atividade, pois os custos de produção mantiveram-se elevados.

Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, na região da Campanha, em Aceguá, observa-se o significativo movimento de produtores de leite iniciando ou ampliando o plantio de soja, buscando a diversificação das atividades, bem como o melhor aproveitamento do maquinário existente.

Na regional de Caxias do Sul, as lavouras de trigos ou de outros cereais para ensilagem estão com bom desenvolvimento; as primeiras lavouras já estão sendo colhidas, com bom rendimento e qualidade de forragem.

Na de Frederico Westphalen, as pastagens anuais de inverno estão indo para o final do ciclo, o que reduz a qualidade da forragem, impactando na produção do leite.

Na regional de Ijuí, houve aumento do fornecimento de forragem conservada e de concentrados na alimentação dos animais para compensar a diminuição da produção de forragem fresca.

Na regional de Porto Alegre, os produtores estão diminuindo a suplementação de ração e silagem em função do aumento da oferta de pasto. Os produtores estão buscando o milho do Programa Troca-Troca para iniciar o plantio do milho silagem em suas propriedades.

Na de Pelotas, em Rio Grande, os preparos culturais para o plantio de milho já iniciaram em algumas propriedades. Em Pedras Altas, o aumento da umidade no solo permitiu o avanço do plantio das áreas destinadas às pastagens de verão.

As informações são do Emater-RS.