Chuvas beneficia o rebrote e o desenvolvimento das pastagens no RS

04-11-2022 10:30:30 Por: Emater-RS. Foto: Adriana Varga, Embrapa

Chuvas beneficia o rebrote e o desenvolvimento das pastagens no RS
A ocorrência de chuvas beneficiou o rebrote e o desenvolvimento das pastagens, melhorando a oferta de alimentos para o rebanho, que mantém bom estado corporal e boas condições sanitárias.

Seguem sendo realizados controles sanitários, visando principalmente a evitar as infestações por ectoparasitos, além das vacinações preventivas.

Alguns produtores enfrentam falta de volumosos para as vacas de leite em razão dos baixos estoques de silagem, causados pela estiagem do ano passado e pelo prolongamento do inverno deste ano, que dificultou o desenvolvimento das forrageiras de verão.

O mercado leiteiro ficou estável no período.

Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, conforme relato, os produtores de algumas localidades do interior de Bagé e Aceguá sofreram transtornos com a falta de energia elétrica decorrente dos fortes ventos.

Na regional de Caxias do Sul, a produção de leite tem se mantido naquelas propriedades que possuem azevéns de ciclo longo (tetraploides) ou fazem suplementação volumosa no cocho.

Na regional de Ijuí, em Condor, as informações revelam pequena diminuição do volume total de leite produzido. Nos demais municípios, a produção segue estável.

Na de Frederico Westphalen, há expectativa de retração do preço do litro de leite novamente. Houve sinalização de importante redução no valor pago, o que pode motivar os produtores a se manterem na atividade.

Na de Passo Fundo, os animais apresentam adequadas condições sanitárias e mantém o escore corporal, contribuindo para a manutenção dos níveis de produção de leite.

Na regional de Porto Alegre, alguns produtores estão utilizando silagem feita da variedade de capim elefante capiaçu. Houve aumento na infestação por moscas, porém ainda sem relatos de parasitismo por carrapato bovino.

Na de Santa Rosa, os produtores começaram a utilizar as áreas de pastagens anuais de verão semeadas no cedo, que já proporcionam forragem, assim como áreas de pastagens anuais de verão. A chegada de dias mais quentes deve aumentar a presença de ectoparasitas, uma vez que já se observa, em alguns rebanhos, os primeiros focos de moscas do chifre.

As informações são do Emater-RS.