Redução de 7,41% no preço médio do litro do leite pago ao produtor no RS

18-11-2022 11:02:15 Por: Emater-RS, Foto: Daniel Quiceno, Unsplash

Redução de 7,41% no preço médio do litro do leite pago ao produtor no RS
As condições do tempo favoreceram o desenvolvimento das pastagens, aumentando a oferta de pasto para os rebanhos. Porém, em regiões com menor registro de chuvas, o desenvolvimento das espécies nativas e cultivadas segue lento, acentuando o efeito do vazio forrageiro.

As temperaturas seguem baixas para esta época do ano, e há pouca luminosidade, afetando diretamente a germinação e a brotação das culturas, como também diminuindo a taxa de crescimento das pastagens.

Porém, para os rebanhos, as temperaturas mais amenas garantiram o conforto térmico. Apesar do registro de chuva, não houve impactos consideráveis na qualidade do leite, nem a formação de barro e poças.

Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, há registro de aumento na produção de leite devido ao aumento de animais em ordenha após parição.

Na regional de Caxias do Sul, o estado corporal e sanitário dos rebanhos foi mantido. A qualidade do leite se manteve dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação vigente.

Na regional de Ijuí, a produção segue estável, com registro de pequena redução nas propriedades com sistema a pasto e de aumento nos sistemas estabulados.

Na regional de Pelotas, em Pedras Altas, a associação de produtores de leite local segue aguardando as próximas chuvas para reiniciar a semeadura das pastagens e de milho para silagem. Durante esta semana, encerrou a produção de feno, e foram produzidos aproximadamente 6 mil fardos.

Na regional de Santa Rosa, a produção de leite diária está acima de 1,82 milhões de litros, com a tendência de se elevar à medida que aumentar a oferta de forragem das pastagens de verão.

Comercialização - De acordo com o levantamento mensal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar, o preço médio do litro do leite no Estado teve uma redução de 7,41% se comparado com o mês anterior, ficando em R$ 2,36/L.

A variação nos preços recebidos pelos produtores deve-se a diferentes variáveis. Entre elas estão o volume comercializado e as bonificações por quantidade e qualidade do leite, conforme os parâmetros normatizados para o produto.

As informações são do Emater-RS.