Escrevendo um novo livro...

13-12-2018 10:38:41 Por: Múcio M. Furtado, Ph.D, Dupont Nutrition & Health, Brasil

Escrevendo um novo livro...
Como é sabido por muitos que apreciam meus livros, há um tema que ainda não abordei, em que pese sua importância na tradição queijeira brasileira... Escrever sobre o queijo Prato e demais queijos semi-duros similares... Queijos que, em sua maioria, tiveram raízes nórdicas, sejam na Holanda ou na Dinamarca... Pioneiros holandeses e dinamarqueses vieram para este país há cerca de 100 anos  e aqui começaram a escrever esta fascinante pagina de nossa historia queijeira... Assim, já há alguns meses venho trabalhando em um novo livro, cujo título será "Queijos Semi-duros"... O livro abordará desde o histórico até os detalhes mais importantes da fabricação do queijo Prato e suas variedades no Brasil.

Assim, pretendo discutir os fundamentos tecnológicos, fases de processos, cultivos, fatores e parâmetros de fermentação, principais defeitos e correções, controles de rendimentos, etc de queijos como o Prato, Lanche, Estepe, Gouda, Bola, Edam, Minas Padrão, Queijo do Reino, Queijo de Coalho, Havarti, Danbo, Chanco chileno, entre outros... O livro terá capa dura e será amplamente ilustrado com fotos a cores... O lançamento da obra será na Minas Láctea de 2019 em Juiz de Fora-MG, na noite do dia 17 de julho no stand da Dupont / Fermentech.

Queijos Semi-duros

Venha então nos abraçar e adquirir seu exemplar, devidamente autografado... Todos os recursos arrecadados serão transferidos ao Fundo de Bolsas e Caixa Escolar do Instituto de Laticínios "Cândido Tostes", para ajudar na manutenção de estudantes laticinistas carentes... Espero rever na oportunidade muitos de meus amigos e companheiros queijeiros de toda a América Latina.

Colunista

Múcio M. Furtado

Múcio M. Furtado, Ph.D. Senior Principal Aplication Specialist DuPont Nutrition & Health, Brasil.