O Poder da Objetividade

16-06-2021 14:20:24 Por: Osvaldo Martins de Barros Filho

O Poder da Objetividade
Recentemente participei de uma Oficina Online a convite do Ministério do Turismo e do Instituto Federal Brasília. Integrei a equipe da Região SUDESTE do Brasil para iniciar a construção da Política Nacional de Gastronomia.

Para iniciar a moderadora da reunião pediu educadamente para cada um se apresentar com 6 frases e não ultrapassar 3 minutos, pois seriam mais de 20 apresentações. Eu fiquei estarrecido por ver que a maioria extrapolou as 6 frases e o limite de tempo. De duas uma: não entenderam as recomendações ou não conseguiram ser objetivos e sucintos.


Nós estamos sendo bombardeados por informações constantemente além das lives, reuniões online e chamadas de vídeo que ficaram muito mais frequentes. Precisamos ser objetivos. Claros a ponto de sermos entendidos. Sucintos a ponto de não sermos cansativos. Precisos a ponto de sermos eficazes.

Se você manda áudio no WhatsApp com mais de 60 segundos, repense sua atitude. Prefira mandar mensagem de texto. Em último caso mande áudio. Todavia pense (construa a frase com objetividade) antes de gravar o áudio. Desta forma você conseguirá ser objetivo e o áudio não vai gastar o tempo de uma música.

Não seja prolixo. Boa parte dos usuários deste aplicativo estão ouvindo na velocidade 1.5x ou 2x, pois a frequência de áudios longos é imensa.

Seja claro. Seja preciso. Seja conciso. Use o poder da objetividade.

Colunista

Osvaldo Martins de Barros Filho

Osvaldo Filho é fundador da Queijo D’Alagoa-MG, palestrante, colunista do GuiaLat e Portal do Queijo.